Economizando tinta e papel nas impressões

Gerenciamento de ImpressĂŁo

AlĂ©m da necessária preocupação com a economia do consumo de recursos naturais, em tempos de crescente competitividade, incertezas econĂ´micas e […]

Além da necessária preocupação com a economia do consumo de recursos naturais, em tempos de crescente competitividade, incertezas econômicas e inflação no valor de produtos e serviços, nada mais adequado do que buscar uma redução de gastos em sua empresa. Que tal descobrir técnicas de gerenciamento de impressão e diminuir os gastos com tinta e papel?

Quando imprimimos algo, além do papel, também gastamos uma quantia considerável de tinta, principalmente se a impressora não estiver configurada corretamente. Um equipamento mal regulado, em conjunto com uma página com bastante caracteres, pode esvaziar sua tinta em pouco tempo. Tudo isso é gasto que você poderia evitar.

Digitalize os documentos

Reduza o gasto com papel em sua empresa por meio de processos administrativos digitalizados. Gerencie seus arquivos digitalmente. Isso vai ajudar a economizar espaço naquelas famosas salas de arquivos de documentos. Essa alternativa também é mais segura pois estes arquivos estarão salvos num banco de dados dentro de um servidor privado ou público.

Escolha uma fonte econĂ´mica

Pouca gente leva isso em consideração na hora da impressão, mas saber qual fonte utilizar é uma ótima maneira de evitar o desperdício de tinta. Letras menores e finas consomem menos do que aquelas que possuem mais detalhes ou são muito grandes e sobrecarregadas. Para isso, evite o excesso de negritos e caracteres espessos.

Evite imagens

Imagens consomem em geral muita tinta, opte pela utilização de mais texto que imagens. Selecione e trabalhe somente com o que for necessário.

Além da tinta, também é preciso se lembrar de outro elemento que consome bastante durante a impressão: o papel. Se a fonte utilizada para impressão é grande, ou ocupa muito espaço, certamente gastará mais papel. Por isso pense bem no momento de escolher a fonte e os espaçamentos de seu documento.

Faça operações virtuais

Sempre que for possível, faça operações virtuais. Tenha um banco de arquivos de documentos digitais. Quando precisar que outra pessoa tenha acesso a determinado documento, envie-o por e-mail ou através de algum software de gerenciamento de documentos. Evite imprimir! Para os casos onde seja realmente necessário a impressão de um documento, uma aplicação que permite a você gerenciar as impressões em sua empresa e assim poder controlar todos os gastos, é uma mão na roda.

Esse tipo de sistema permite que você saiba o quanto está gastando com impressões e assim poderá controla-las.

O Software ArpPrintServer permite você controlar o custo por página impressa, pelo formato de papel e pela cor utilizada na impressão. Ele também gera relatórios de impressões por usuários, por projetos e por setores da empresa. Atuando como inibidor de impressões desnecessárias, assim fazendo com que a empresa tenha uma economia de quase 60% com impressões.

Gostou? Conheça mais sobre o ArpPrintServer.

Carrinho de compras
Rolar para cima